UFSC é a segunda instituição brasileira melhor qualificada no Ranking Web of World Universities

15/06/2012 14:16

A Universidade Federal de Santa Catarina passou à segunda instituição brasileira melhor qualificada no Ranking Web of World Universities, sendo a primeira universidade federal brasileira no levantamento . No primeiro lugar geral se mantém a USP. No ranking passado, publicado no mês de janeiro, a UFSC ocupava a quarta posição. Na classificação para a América Latina, em que figurava como quinta universidade,  passou a terceira colocada. E no ranking mundial está entre as cem universidades do mundo: subiu da 129ª posição para a 98ª.

Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Stanford University se mantêm no topo da classificação mundial. Entre as brasileiras, lideram aUniversidade de São Paulo (USP), UFSC e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Apesar da variabilidade que pode ser verificada no posicionamento das universidades (a Universidade de Michigan era quarta colocada em janeiro e agora é décima terceira, por exemplo) a UFSC vem nos últimos cinco anos elevando sua classificação. Em 2010 estava entre as 400 melhores colocadas (era a 377ª), em 2011 passou a 240ª posição; em 2011 para a 206ª e em janeiro de 2012 chegou a 129ª colocação.

O Webometrics é uma pesquisa realizada desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas, ligado ao Ministério da Educação da Espanha. É publicado duas vezes por ano, nos meses de janeiro e julho. O instituto monta o ranking a partir da análise do material disponibilizado nos sites das universidades. Nos últimos levantamentos foram avaliadas, em média, 20 mil instituições. Para os organizadores, a presença de uma instituição de ensino e pesquisa na internet é um indicativo de sua excelência e de seu comprometimento com a disseminação do saber.

FONTE:  Arley Reis / Jornalista da Agecom
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.