Chamada de artigos: DIÁLOGOS NO CAMPO DA ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO

22/01/2015 11:49

Publicada pelo Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde
(www.demetra.br) prepara um número que privilegia o debate acerca de saberes e práticas alimentares que têm como tema central os diálogos com a Antropologia da Alimentação.

A discussão das questões da comensalidade abre novas perspectivas de abordagem no que diz respeito a formas de sociabilidade e individualidade. Por seu intermédio, aspectos essenciais da maneira como as sociedades concebem seus modos de vida e definem a identidade social dos seus membros são revelados ao mesmo tempo em que transparecem os mecanismos que constituem as tradições e a memória relacionadas ao patrimônio da coletividade.

Para contribuir com a divulgação dos trabalhos apresentados nesta vertente no 29º. Congresso Brasileiro de Antropologia e ampliar esta discussão a partir da produção de publicações que fazem a interlocução do tema entre antropólogos, sociólogos, historiadores, psicólogos e
nutricionistas, entre outros profissionais, estamos acolhendo artigos que abordem estudos sobre os significativos arranjos sociais e culturais no âmbito dos mais diversos grupamentos humanos revelados a partir das análises de práticas alimentares.

Os interessados podem encaminhar o artigo em inglês, português ou espanhol até 15 de março de 2015. A submissão deverá ser efetuada na página da revista através do link http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/about/submissions#onlineSubmissions, informando seu direcionamento para a chamada temática sobre DIÁLOGOS NO CAMPO DA ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO. Dúvidas podem ser sanadas pelos
e-mails demetra.uerj@gmail.com ou demetra@uerj.br.