Publicação de artigo proveniente de dissertação do Mestrado do PPGN

29/04/2015 16:02

Pontos de venda de alimentos e associação com sobrepeso/obesidade em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Autoria: Adriana Filimberti Motter¹; Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos¹; Elizabeth Nappi Correa¹; Dalton Francisco de Andrade¹
¹Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Resumo: O estudo descreve os pontos de venda de alimentos e sua associação com sobrepeso/obesidade em escolares de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Desenho transversal com amostra probabilística de 2.506 escolares de escolas públicas (n = 19) e privadas (n = 11). O sobrepeso/obesidade foi classificado pela referência da Organização Mundial da Saúde de 2007. Foram realizadas análises brutas e ajustadas por meio de regressão de Poisson. A prevalência de sobrepeso/obesidade foi de 34,2%. Na rede pública, foram verificados 19,6% de sobrepeso e 13,5% de obesidade. Na rede privada, observaram-se 22,4% de sobrepeso e 11,1% de obesidade. Na rede pública, foi encontrada associação entre sobrepeso/obesidade e utilização da padaria (p = 0,004). Na rede privada, observou-se que os escolares de famílias que utilizaram o supermercado apresentaram 26% menos de sobrepeso/obesidade do que os escolares que não utilizam esses pontos de venda de alimentos (p = 0,003). Os dados encontrados evidenciam a existência de associação entre a utilização de alguns tipos de pontos de venda de alimentos (supermercado e padaria) e a prevalência de sobrepeso/obesidade na população escolar.

Clique aqui para ler na íntegra.