Livro sobre uma ferramenta para os professores integrarem a alimentação ao currículo escolar

27/07/2015 14:17

Por meio do link http://catarse.me/ean você pode ajudar com o financiamento coletivo para publicar um livro sobre Educação Alimentar e Nutricional em Escolas (e doar 7 mil exemplares aos municípios). Você pode apoiar este projeto até o dia 20/08/2015. Quem quiser apoiar pode doar qualquer valor e existem umas recompensas pré-estabelecidas.

Os problemas da alimentação nos dias atuais têm levado a população ao excesso, de peso, obesidade e outras doenças associadas, como pressão alta e diabetes. Uma parte desse quadro é consequência de hábitos alimentares e de estilo de vida que têm origem na infância e na adolescência. Entretanto, não é fácil sensibilizar e instrumentalizar professores da educação básica para abordar essa temática nos diversos níveis de ensino e dentro dos diversos componentes curriculares (disciplinas). É aí que entra nossa proposta.

Em minha atuação como nutricionista tive a oportunidade de refletir sobre a educação alimentar e nutricional em escolas com mais de 3 mil profissionais, especialmente nutricionistas e professores, de 20 estados brasileiros e de 28 países. Ao longo dessa oportunidade, pude desenvolver e aprimorar uma proposta metodológica para inclusão, de maneira transversal e transdisciplinar, a temática da alimentação adequada, saudável e sustentável no currículo escolar.

A reflexão junto a pedagogos e outros educadores nos levou à construção da teia das dimensões da alimentação, que permte associar a alimentação à diferentes elementos e conteúdos das diversas disciplinas e campos de conhecimento. Educadores podem combinar a teia da alimentação com saberes comunitários e escolares, nos diversos níveis de ensino e componentes curriculares, em uma mandala para a construção de projetos pedagógicos, um instrumento desenvolvido pela ONG Casa das Artes, do rio de Janeiro, e preconizada pelo Ministério de Educação para a educação integral.

É a divulgação dessa metodologia da mandala das dimensões da alimentação, por meio da distribuição de livro, CD e pôster, que você pode apoiar agoraSe conseguirmos atingir a meta final de R$50.690 (veja tópico no final da página sobre essa meta estendida, porque têm mais brindes de recompensa), será possível:

• Editar o livro com a metodologia da Mandala das Dimensões da Alimentação;
    • Editar um pôster da Mandala das Dimensões da Alimentação;
    • Criar um aplicativo que permita preencher as mandalas;
    • Criar um site do projeto;
    • Imprimir 7 mil livros e pôsteres e gravar 7 mil cópias do aplicativo em CD-ROM;
    • Doar pelo menos um kit livro+CD+pôster para cada Secretaria de Educação brasileira por meio de programas e projetos relacionados à educação alimentar e nutricional.

Clique aqui e saiba mais.