Rede @limenta – Alimentação saudável/ Plano Nacional de Segurança Alimentar/ Ideias na Mesa (26/11/2015)

30/11/2015 01:13
Distrito Federal incentiva a alimentação saudável
Decreto instituído pelo governo proíbe o comércio de refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e frituras dentro das escolasFoto: Sergio Amaral/MDS
As instituições de ensino têm 90 dias para se adequar às novas regras. A iniciativa está em consonância com o compromisso firmado pelo GDF, que foi a primeira unidade da Federação a assinar o Pacto Nacional pela Alimentação Saudável, instituído pela presidenta Dilma Roussef no início de novembro, durante a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Leia mais »
Para que alunos e funcionários tenham uma alimentação saudável, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) selecionou oito cooperativas de agricultores familiares para fornecer 62,4 toneladas de alimentos aos dois restaurantes universitários da instituição. Com investimento de R$ 600 mil, a compra é feita pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Leia mais

Alimentação adequada é tema de debate no Ministério Público do Paraná 

Secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Arnoldo de Campos, participa nesta sexta-feira (27), às 8h30. Ele destaca que o direito humano à alimentação adequada está previsto na Constituição Federal e deve ser assegurado.

Leia mais »

Ampliar o acesso à alimentação de qualidade é desafio para governo federal 

Previsto para ser concluída no final de abril, Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional também prioriza a produção da chamada comida de verdade

Leia mais »

Dica de cinema que @limenta 

O novo filme do diretor Sérgio Machado, Tudo Que Aprendemos Juntos, conta a história da formação da Orquestra Sinfônica Heliópolis, na periferia de São Paulo.Lázaro Ramos interpreta Laerte, um violinista que, após não passar em um teste para a OSESP, vai dar aulas na periferia de São Paulo. Lá descobre um garoto com talento excepcional e por meio da música faz com que ele dê um novo sentido para sua vida. O longa de Sérgio Machado foi vencedor do prêmio do público da 39ª Mostra Internacional de Cinema/São Paulo. A estreia nacional será no dia 3 de dezembro. Uma dica imperdível!
Miriam Nobre: Uma visão feminista do cozinhar 

6ª edição da Revista do Ideias na Mesa traz entrevista com Miriam Nobre, agrônoma e integrante da Sempreviva, Organização Feminista e militante da Marcha Mundial das Mulheres. No movimento, ela tem dedicado um importante espaço à discussão sobre as transformações do papel feminino no cuidado com a família, e especialmente ao cozinhar.

Leia mais »

Certificados da Conferência podem ser obtidos no site do Consea 

Os certificados de participação na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada de 3 a 6 de novembro, em Brasília, já podem ser baixados e reproduzidos no site do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O comprovante serve tanto para quem não teve tempo de pegar o documento no local do encontro como para os participantes que desejam ter um arquivo eletrônico referente à participação no evento.

Leia mais »

Imagem de rodapé - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome