Pulverização aérea para Aedes aegipty

13/04/2016 08:54

Fumacês

Sobre o uso do fumacê: para que ele seja efetivo, já que é um aerossol e faz aquela nuvem de veneno, a gotícula desse aerossol tem que entrar em contato com a forma alada do mosquito para matá-lo. Veja como essa possibilidade é muito pequena na medida em que o mosquito é muito adaptado ao ecossistema urbano, pois não é à toa que conquistou as cidades e sabe se alojar em múltiplos esconderijos.

E o que é pior: com anos e décadas de usos intensivos dos fumacês, o mosquito foi ficando resistente ao veneno. Isso está obrigando o Ministério da Saúde a usar o Malathion , um organofosforado que atinge o sistema nervoso central e é considerado pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer – IARC um provável carcinógeno humano. E veja que, com tudo isso, o governo continua querendo matar o mosquito com bala de canhão e, agora, ainda quer banhar as grandes metrópoles brasileiras com um provável carcinógeno humano. Isso é muito grave! Essa substância está liberada para uso e é encontrada em todo o país. E ainda, para ajudar… Deputados Federais ligados ao agronegócio estão propondo o uso de aviões para pulverizar esse veneno sobre as cidades.

 A respeito do pedido apresentado pelo Dep. Estadual Valdir Colatto (representando o SINDAG – Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola) ao Ministério da Saúde para a utilização da ferramenta de pulverizações aéreas no combate ao Aedes aegipty, encaminhamos nota produzida pelo MS com apoio de vários setores com o posicionamento técnico do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/30/Esclarecimentos-sobre-pulveriza—-o-a–rea-e-o-controle-de-endemias.pdf ) e também o posicionamento da ABRASCO com relação a pulverizações contra o Aedes aegipty (https://www.abrasco.org.br/site/2016/03/nem-fumace-nem-larvicida-quimico-coragem-e-saneamento-contra-o-mosquito-por-fernando-carneiro/ e http://abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/)
 
Sugerimos a discussão desse tema nas comissões.
 
Atenciosamente,
Adriana Cristina Pedroso Ferraz
Analista do Ministério Público
Centro de Apoio Operacional do Consumidor
Tel.: (48) 3330-9523 www.mp.sc.gov.br