Agrotóxicos – Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC)

13/07/2018 10:18

Informações Gerais

São substâncias químicas tóxicas, utilizadas principalmente como inseticidas, herbicidas e fungicidas, tanto na agricultura quanto nas áreas urbanas e domicílios.

Como entramos em contato com essas substâncias ?

Consumindo diariamente alimentos ou água com resíduos destas substâncias, respirando o ar contendo aerossóis em suspensão, e aplicando diretamente estas substâncias na produção de alimentos. Neste contexto, todos nós estamos expostos, direta ou indiretamente.

Como essas substâncias entram no nosso organismo ?

Através do nosso sistema digestivo pelos alimentos ou água contaminados, do contato com a pele, e da inalação de partículas em suspensão no ar. Uma das piores formas de contaminação é a da mãe para o feto durante a gestação ou através do leite materno, pois se dá no período de maior vulnerabilidade do nosso organismo, e muitas vezes determina danos irreversíveis para a saúde da criança.

Que tipos de alimentos estão contaminados por agrotóxicos ?

O Brasil é maior consumidor mundial de agrotóxicos desde 2009, e a grande maioria da produção de alimentos no país é baseada na utilização de quantidades cada vez maiores de agrotóxicos. A liberação do uso de sementes transgênicas no Brasil foi um dos responsáveis por este grande aumento na utilização de agrotóxicos nos últimos anos. Hoje a imensa maioria do milho e da soja produzidos no país são transgênicos.
A presença de resíduos de agrotóxicos não se dá somente nos alimentos in natura (frutas e verduras), mas também em muitos produtos alimentícios processados, como biscoitos, salgadinhos, pães, cereais, massas, pizzas e outros que têm como ingredientes o trigo, o milho e a soja por exemplo. Também estão presentes nas carnes, leite e ovos de animais que ingerem alimentos (ração à base de milho e soja) ou água contaminados, devido ao processo de bioacumulação.

Os últimos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA) da Anvisa revelaram resíduos de múltiplos agrotóxicos em grande parte das amostras de arroz, feijão, farinha de trigo e frutas analisadas em várias localidades do país.

O que são alimentos transgênicos?

São organismos geneticamente modificados, na sua imensa maioria para serem resistentes a herbicidas. Isto permite o uso de altas doses destes agrotóxicos na lavoura, para controlar as “ervas daninhas”, fazendo com que a concentração de resíduos de agrotóxicos nos alimentos se torne cada vez maior.

É possível descontaminar alimentos de resíduos de agrotóxicos?

Lavar com água e sabão ou remover a casca podem reduzir parcialmente a exposição aos resíduos de agrotóxicos, porém não existe maneira eficaz de remover completamente os resíduos da estrutura dos alimentos.

Como estas substâncias afetam a nossa saúde ?

Várias revisões sistemáticas vem sendo publicadas nos últimos anos em periódicos científicos do mundo inteiro, demonstrando a relação entre o contato frequente com estas substâncias químicas, mesmo em baixas doses, e um risco aumentado de várias doenças como:

TOXICIDADE INFANTIL

Baixo peso ao nascer

Microcefalia

Malformações congênitas

Déficit de atenção em crianças

Autismo

Prematuridade

Redução do QI em crianças

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Infecções respiratórias de repetição

Asma

CÂNCER

Linfoma não-Hodgkin

Leucemias

Câncer de mama, próstata, testículos, ovários

DESREGULAÇÃO ENDÓCRINA

Infertilidade

Disfunção sexual

Disfunção tireoidiana

NEUROTOXICIDADE

Depressão e suicídio

Doença de Parkinson

Esclerose lateral amiotrófica
Polineuropatia

Estas doenças decorrentes da exposição crônica aos agrotóxicos podem aparecer somente depois de muitos anos, dificultando a correlação com o agente causador. Os sintomas em adultos mais fortemente relacionados a exposição crônica a agrotóxicos relatados na literatura científica são cefaléia crônica, fadiga, insônia, ansiedade, irritabilidade, tontura, depressão e parestesias (formigamento) nas mãos e pés.

Como podemos nos proteger ?

Consumindo alimentos orgânicos, livres de resíduos de agrotóxicos, certificados por órgãos de regulação e controle de qualidade. A maior revisão recentemente publicada sugere que o consumo de alimentos orgânicos reduz significativamente a exposição a agrotóxicos e que o consumo de carne de frango e porco orgânicos reduz a exposição a bactérias resistentes a antibióticos. (Smith-Spangler et al. 2012). Clique aqui para visualizar este artigo na íntegra.

Evitando o uso de agrotóxicos, que contamina todas as fontes de recursos vitais, incluindo alimentos, solo, água, leite materno e ar. Uma extensa compilação de estudos realizada por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) demonstrou que os sistemas orgânicos de produção alcançam rendimentos físicos iguais ou superiores aos dos sistemas que lançam mão de agrotóxicos (Badgley et al. 2007).

Valorizando o pequeno produtor agroecológico. Vários órgãos das Nações Unidas vêm divulgando importantes documentos que apontam a agroecologia familiar em pequena escala como o enfoque mais adequado para a reestruturação dos modernos sistemas agroalimentares (UNCTAD 2013). Clique aqui para visualizar este artigo na íntegra.

Fonte: CIATox/SC