09/11/2018 14:39

Pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) e do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (NUPPRE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve como objetivo comparar diferentes modelos de informação nutricional em restaurante para avaliar a influência nas escolhas alimentares saudáveis de estudantes universitários.

Estudantes universitários no Brasil e na Inglaterra preferiram o modelo de informação nutricional com lista de ingredientes e símbolos de alerta (como contém glúten, vegetariano) nos restaurantes, ao invés de informação numérica de calorias e nutrientes, por ser mais compreensível e útil para realizar escolhas alimentares. Além disso, a escolha de alimentos mais saudáveis em restaurante brasileiro foi significativamente maior na presença do modelo de informação nutricional contendo lista de ingredientes e símbolos de alerta (como contém glúten, vegetariano).

A pesquisa é resultado da tese de doutorado da nutricionista Renata Carvalho de Oliveira, sob a orientação da professora do Departamento de Nutrição, Rossana Pacheco da Costa Proença, apoiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da concessão de bolsa de doutorado e de estágio de doutorado sanduíche no exterior, e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio de financiamento da pesquisa.

A pesquisa foi conduzida em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizadas  sessões de entrevistas em grupo, utilizando a técnica chamada de grupos focais, com estudantes universitários da Grande Florianópolis e da Bournemouth University (Inglaterra).  Cinco modelos de informações nutricionais em cardápio de restaurantes foram apresentadas aos participantes, para guiar a discussão sobre suas preferências: 1) informação numérica de calorias; 2) informação numérica de calorias e nutrientes; 3) informação de semáforo nutricional (traffic light system); 4) informação alimentar, contendo lista de ingredientes e símbolos de alerta (como contém glúten, vegetariano).

Os estudantes universitários brasileiros e ingleses preferiram a informação nutricional com lista de ingredientes e símbolos de alerta. Eles consideraram esse modelo de informação mais compreensível e mais útil para realizar escolhas alimentares em restaurantes.

Na segunda etapa, foi realizado um ensaio controlado randomizado, conduzido em um restaurante na cidade de Florianópolis, contando com a participação de 233 estudantes universitários da região. Os estudantes foram alocados aleatoriamente para receberem um dos três modelos de cardápio contendo informações nutricionais, previamente definidos nos grupos focais conduzidos anteriormente: 1) cardápio sem informação nutricional; 2) cardápio com informação de semáforo nutricional (traffic light system); 3) cardápio com informação alimentar, contendo lista de ingredientes e símbolos de alerta (como contém glúten, vegetariano). Os dados foram coletados durante um dia no horário do almoço, por meio da intenção de escolha de alimentos do cardápio.

Como resultados da intervenção da segunda etapa, escolha de alimentos mais saudáveis foi significativamente maior entre os participantes que receberam o cardápio contendo informações com lista de ingredientes e símbolos de alerta

Assim, sugere-se que o formato de informação nutricional contendo lista de ingredientes e símbolos de alerta, por ter efeito positivo nas escolhas alimentares saudáveis, possa ser adotado em futura legislação sobre informação nutricional em restaurante no Brasil e no mundo.

Contatos:

Renata Carvalho de Oliveira: carv.renata@gmail.com

Rossana Pacheco da Costa Proença: rossana.costa@ufsc.br

OLIVEIRA, R.C. Modelos de informações nutricionais em restaurantes e escolhas alimentares saudáveis de estudantes universitários. Florianópolis, 2016. Tese (Doutorado em Nutrição) – Programa de Pós-graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

Referências da produção científica oriunda da dissertação/tese

OLIVEIRA, R. C.; FERNANDES, A. C.; PROENCA, R. P. C.; RODRIGUES, V. M.; FIATES, G. M. R. Preferences for menu labelling formats of Young adults in Brazil and in the UK. Brazilian Journal of Nutrition, v. 30, p. 321-332, 2017.