Cooperação e Intercâmbios

Existe um compromisso de buscar e manter relacionamentos que envolvam docentes desta e de outras instituições, que contribuam para o aprimoramento das atividades do PPGN/UFSC.

Assim, na própria UFSC mantemos parcerias com os Departamentos de Análises Clínicas, Bioquímica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Clinica Médica, Ecologia e Zoologia, Educação Física, Farmacologia, Odontologia e Saúde Pública.

No âmbito local, temos parcerias com as Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Social e de Educação da Prefeitura de Florianópolis; com as Secretarias de Saúde e de Educação do Estado de Santa Catarina, com o Serviço Social do Comércio (SESC-SC) e o Serviço Social da Indústria (SESI-SC), bem como com Associações comunitárias e filantrópicas.

Já nacionalmente, trabalhamos em colaboração com as Faculdades de Ciências Farmacêuticas e de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP); com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP; com o Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV); com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ), com a Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA/UNICAMP), com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

No âmbito internacional, mantemos acordos de cooperação com as instituições francesas: Universidade de Toulouse II (Toulouse), o Institut National de Recherche et de Securité – INRS (Paris), o Laboratoire du Comportement Alimentar-Unité INSERM 341- Service de Nutrition et Diabetologie (Paris) e o Institut de la Santé et de la Recherche Médical (Paris). Na Espanha, os acordos são com as Universidades de Alcalá e Complutense de Madrid. Em Portugal, com a Universidade do Porto.