Fruto juçara: Impacto do consumo único antes e após uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade – HIIT, do inglês high-intensity interval training

09/11/2018 14:50

Efeito do consumo agudo do suco de juçara (euterpe edulis martius) sobre a atividade antioxidante e biomarcadores do estresse oxidativo antes e após uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade: um ensaio clínico randomizado e cross-over

A palmeira Euterpe edulis Martius, também conhecida como palmiteiro juçara, é frequentemente encontrada na Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Sul. Devido à ação extrativista e corte indiscriminado de seu palmito, a regeneração natural está comprometida, já que a retirada do palmito culmina na morte da planta. Entretanto, a colheita do fruto juçara não exige seu corte e pode ser uma excelente alternativa do ponto de vista ambiental, econômico e nutricional.                         O fruto juçara é um alimento semelhante com o açaí em aparência e sabor. É altamente nutritivo e pode proporcionar benefícios à saúde, em parte, devido à sua elevada atividade antioxidante, conferida principalmente pela presença antocianinas. As antocianinas são pigmentos encontrados em vegetais que apresentam cores que variam do vermelho intenso ao violeta e azul – coloração encontrada no fruto juçara. Diversos estudos sobre os efeitos do consumo de sucos, polpas ou frutos ricos em antocianinas, avaliados por meio de intervenções agudas ou prolongadas, têm mostrado resultados positivos, como, por exemplo, o aumento da atividade antioxidante.                           Em condições fisiológicas, o organismo humano conta com um integrado sistema de defesa antioxidante, que pode ser produzido pelo próprio organismo ou obtido por meio da alimentação. Esse sistema age contra o excesso de espécies reativas de oxigênio que podem causar oxidação de biomoléculas, lesões teciduais, dentre outros prejuízos ao organismo.                                                                                                    Durante o exercício, o consumo de oxigênio para a produção de energia pode aumentar de 10 a 20 vezes em relação aos níveis de repouso, causando um aumento concomitante na produção de espécies reativas de oxigênio, que podem levar ao estresse oxidativo. O estresse oxidativo é caracterizado pelo desequilíbrio entre a produção e a remoção de espécies reativas, preponderando os pró-oxidantes sobre os antioxidantes. Estudos sugerem que o consumo de alimentos ricos em antocianinas, como o fruto juçara, pode oferecer proteção antioxidante no exercício, independentemente da duração da intervenção.                                                                 Assim, com o objetivo de avaliar o efeito do consumo único do suco de juçara sobre a atividade antioxidante e biomarcadores do estresse oxidativo em indivíduos fisicamente ativos antes e após uma sessão de HIIT, foi realizada uma pesquisa pela mestranda Cândice Laís Knöner Copetti, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sob auxílio de bolsa da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES). O estudo proposto foi orientado pela professora Drª Patricia Faria Di Pietro, coordenadora do Grupo de Estudos em Nutrição e Estresse Oxidativo (GENEO).                                                          O estudo foi realizado com 15 voluntários do sexo masculino, com idades entre 21 a 28 anos e envolveu duas etapas com um intervalo de sete dias entre elas. Em uma das etapas os participantes do estudo realizaram uma sessão de HIIT 1h após o consumo de 250 mL de suco de juçara e na outra etapa, a sessão de HIIT foi realizada 1h após o consumo de 250 mL de água (bebida controle).                                         A partir de dosagens sanguíneas 1h antes do início da sessão de HIIT, imediatamente após o término da sessão de HIIT e 1h após o término da sessão de HIIT, evidenciou-se aumento do antioxidante não enzimático glutationa reduzida, da relação entre glutationa reduzida e glutationa oxidada e redução do índice de estresse oxidativo.                                                                                                                              Desta forma, a valorização de uma fonte alimentar rica em antioxidantes ainda pouco estudada em humanos e presente na região de estudo pode ser promissora no âmbito científico, socioeconômico, ambiental e nutricional. Futuras pesquisas devem examinar o uso do suco de juçara por um maior período de intervenção, em diferentes doses, bem como em outras condições de exercício, a fim de investigar possíveis alterações nestes e em outros parâmetros bioquímicos, fisiológicos, bem como avaliar a recuperação e desempenho do exercício.

Contatos:

Cândice Laís Knöner Copetti – candice.lk@hotmail.com – Mestre em Nutrição

Patricia Faria Di Pietro, Drª – fariadipietro@gmail.com – Orientadora

Fernando Diefenthaeler, Dr – fdiefenthaeler@gmail.com – Professor do Centro de Desportos da UFSC, parceiro da pesquisa

Lucas Bet da Rosa Orssato – lucasorssatto@gmail.com – Mestre em Educação Física, parceiro de pesquisa do Centro de Desportos da UFSC.

Referência da Dissertação

COPETTI, C. L. K. Efeito do consumo agudo do suco de juçara (Euterpe edulis Martius) sobre a atividade antioxidante e biomarcadores do estresse oxidativo antes e após uma sessão de exercício intervalado de alta intensidade: um ensaio clínico randomizado e cross-over. 2018. 161 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-SC.