- Anexar TODOS os documentos listados abaixo em formato PDF no preenchimento do formulário de inscrição no CAPG.
- Encaminhar um e-mail para ppgn@contato.ufsc.br informando que a solicitação foi realizada.
- O pedido de matrícula será avaliado na reunião do Colegiado PPGN e após aprovação, encaminhado à PROPG/UFSC para efetivar sua solicitação.
1.Preencher o formulário de inscrição no CAPG (clique aqui).
OBS: preencher a área e linha de pesquisa no campo específico do formulário e o orientador.
2. Cópia da carteira de identidade (anexar na solicitação de matrícula)
a) Não é valida a carteira nacional de habilitação – CNH.
b) Estrangeiros devem anexar cópia do RNE e passaporte.
3. Plano de trabalho a ser desenvolvido na UFSC, incluindo cronograma contemplando atividades de pesquisa, publicações, participações em eventos científicos e reuniões de grupos de pesquisa (máximo 15 páginas para este documento). (anexar na solicitação de matrícula)
4. Carta de aceite do supervisor, constando o período específico de realização do estágio (dia/mês/ano de início e término), área e linha de pesquisa do Programa a que o projeto ficará vinculado. Informar, também, se haverá recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes. (anexar na solicitação de matrícula)
a) O professor supervisor deve ser professor permanente do Programa.
b) Nos casos de “pós-doutorado convênio”, o supervisor deve informar na carta de aceite que o estágio será realizado nestas condições. Neste caso, o candidato não terá direto a certificado, porém a matrícula será realizada da mesma forma.
5. Curriculum Vitae, atualizado e bem legível, gerado pela Plataforma LATTES. (anexar na solicitação de matrícula)
OBS: No caso de estrangeiros que não possuem Currículo Lattes, deve ser anexado um curriculum nos mesmos moldes da Plataforma Lattes.
6. Cópia do diploma de doutorado (frente e verso), expedido por instituição com Programa de Pós-Graduação reconhecido pela CAPES. (anexar na solicitação de matrícula)
a) Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se providenciar o protocolo de solicitação de emissão do diploma.
b) Os diplomas de curso de doutorado no exterior devem apresentar visto consular brasileiro de autenticação, exceto nos casos amparados por acordo diplomático específico.
7.
Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa.
(anexar na solicitação de matrícula)
OBS: no caso de NÃO RECEBER BOLSA, a documentação necessária é:
a) Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa;
b) Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado;
c) Se tem vínculo empregatício: deve-se anexar também declaração da instituição autorizando o afastamento das atividades laborais para a realização do pós-doc;
d) Se NÃO tem vínculo empregatício: deve-se anexar também
Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, devidamente assinado pelo Supervisor do Programa, candidato e testemunhas. * A assinatura da Reitoria de Universidade será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise *.