Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGN/UFSC) surgiu de uma aspiração coletiva dos Docentes do Curso de Graduação em Nutrição da UFSC, criado em 1980 e que manteve-se, durante um período significativo, como a única opção de formação de Nutricionistas no estado.

Com o objetivo de melhoria da formação acadêmica dos graduandos, em 1992 foi implantado o Programa Especial de Treinamento da Capes (PET/Nutrição), ainda em funcionamento, com o objetivo principal de preparar o corpo discente para programas de Pós-Graduação.

Os alunos egressos deste Treinamento estão hoje, em sua maioria, atuando como docentes de outras Universidades e, como outros graduados, precisaram à época buscar a continuação de seus estudos acadêmicos em outras áreas ou regiões, posto que não existisse nenhum Programa de Pós-Graduação em Nutrição na região sul.

A partir de meados de 1990, à medida que o número de docentes do Departamento de Nutrição com título de doutor foi sendo ampliado, também se iniciaram as orientações de alunos junto ao Programa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq e BIP/UFSC).

Em 1997, o Departamento de Nutrição iniciou atividades de Pós-Graduação latu sensu oferecendo o curso de Especialização em Terapia Nutricional e, em 1998, o curso de Gerência de Qualidade de Produção de Refeições. Neste período, vários docentes se envolveram com outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu na UFSC, orientando, co-orientando e ministrando disciplinas.

Foi então iniciado o processo de estruturação da proposta do Programa de Pós-Graduação em Nutrição stricto sensu da UFSC, com designação de comissão de docentes e colaboração de professores de outras universidades. O grupo amadureceu nestas discussões e tramitação do processo, consciente da responsabilidade da construção de um Programa de Pós-Graduação de qualidade, que estava, à época, dentre os poucos Programas de Pós-Graduação em Nutrição no país e único da Região Sul.

Culminando este processo, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC (PPGN/UFSC) foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) em 12/12/2001, através do parecer no. 1.334/01 – CES/CNE e reconhecido pela Portaria no. 177/02 – MEC, de 25 de janeiro de 2002.

O início das atividades ocorreu efetivamente em março de 2002, com a entrada da primeira turma e, a partir de 2004, com entradas anuais. A partir de2010, a entrada anual foi alterada para o mês de agosto e, em fevereiro de 2011, o PPGN/UFSC ultrapassou a formação de uma centena de Mestres em Nutrição. Em março de 2012, com a ascensão para o conceito 4, o PPGN/UFSC inicia o nono Curso de Doutorado em Nutrição do país e o primeiro da Região Sul.

O corpo docente do PPGN/UFSC é formado por professores do Departamento de Nutrição e de outros Departamentos da UFSC. Temos professores que são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e consultores com influência na solução dos problemas de ensino, pesquisa e extensão da área de Alimentação e Nutrição no país. Colaboram com a estruturação de políticas públicas, como avaliadores para agências de fomento nacionais e internacionais, editores e avaliadores de periódicos científicos nacionais e internacionais, bem como coordenam projetos de pesquisa financiados por organismos do Brasil e do Exterior.

Com seleção rigorosa e acompanhamento contínuo, observa-se melhoria permanente do grupo discente do PPGN/UFSC e, a partir da implantação do modelo de dissertação em forma de artigos científicos em 2007, a diminuição do tempo decorrido entre a defesa e a publicação em periódicos de impacto. Este modelo vitorioso foi também implantado nas teses a partir de 2012.

Ressalta-se o amadurecimento do PPGN/UFSC, refletindo no aumento da visibilidade e consideração do Programa nos cenários nacional e internacional, através da produção científica, das atividades dos egressos, da participação vitoriosa em editais de fomento, das parcerias com instituições públicas e privadas, bem como das atividades relevantes realizadas pelos seus docentes. Especial destaque pode ser dado à participação dos doutorandos em Estágio de Doutorado Sanduíche e dos professores em programas de Pós-doutorado, ambos no exterior, com auxílio nacional e internacional, incrementando o processo de internacionalização.

O impacto social do PPGN/UFSC pode ser estimado pela atuação dos seus egressos, constatando-se que a maior parte está atuando como docentes do ensino superior ou pesquisadores, no Brasil e no exterior.

A coordenação e os docentes estão atentos ao desempenho do PPGN/UFSC frente aos critérios estabelecidos pela Capes e buscando melhorias para a consolidação do Programa, tendo como objetivo principal o incremento da produção científica de qualidade dos docentes e discentes.

O processo seletivo do Mestrado e do Doutorado em Nutrição da UFSC ocorre por edital anual lançado em fevereiro de cada ano, com seleção no primeiro semestre para entrada em agosto.

 

 

OBJETIVO 

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC é a formação de pesquisadores inovadores, resolutivos e geradores de conhecimento em uma área interdisciplinar envolvendo a interface Alimentação, Nutrição e Saúde. A formação acadêmica tem ênfase na construção, desenvolvimento e disseminação de conhecimentos científicos, preparando profissionais qualificados para o Ensino Superior e para a pesquisa neste campo do conhecimento.

 

Estrutura acadêmica do curso de Mestrado

O Programa de Mestrado em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina tem duração mínima de 2 (dois) e máxima de 4 (quatro) semestres letivos regulares. O aluno deverá integralizar o mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas obrigatórias e optativas, mais 6 (seis) créditos para o Trabalho de Dissertação, num total de 30 créditos. Cada unidade de crédito corresponde a 15 horas efetivas de aula teórica, aula prática ou de outras atividades programadas no plano de estudos do Curso. Até o final do terceiro semestre do curso, o Mestrando deverá defender seu projeto de Dissertação no Exame de Qualificação aprovado por Banca Examinadora devidamente credenciada. O grau de Mestre em Nutrição será concedido ao aluno que completar o número de créditos no tempo estabelecido para o Curso e tiver a sua dissertação aprovada por Banca Examinadora devidamente credenciada.

Estrutura acadêmica do curso de Doutorado

O Programa de Doutorado em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina tem duração mínima de 4 (quatro) e máxima de 8 (oito) semestres letivos regulares. O aluno deverá integralizar o mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos em disciplinas obrigatórias e optativas, mais 12 (doze) créditos para o Trabalho de Dissertação, num total de 60 créditos. Cada unidade de crédito corresponde a 15 horas efetivas de aula teórica, aula prática ou de outras atividades programadas no plano de estudos do Curso. Até o final do quinto semestre do curso, o Doutorando deverá defender seu projeto de Tese no Exame de Qualificação aprovado por Banca Examinadora devidamente credenciada. Especial atenção será dada às oportunidades de que o Doutorando realize Estágio de Doutorado Sanduíche no Exterior, posto ser esta uma experiência importante não só para o Doutorando e seu projeto de tese, mas também para o programa pela expansão de parcerias internacionais. O grau de Doutor em Nutrição será concedido ao aluno que completar o número de créditos no tempo estabelecido para o Curso e tiver a sua tese aprovada por Banca Examinadora devidamente credenciada.

 

Links úteis

Biblioteca Universitária – UFSC

CAPES

CNPq

Periódicos CAPES

Sistema CAPG – Matrícula, atestado e histórico

 

Contatos (preferencialmente por email)

Email: ppgn@contato.ufsc.br

Telefone: (48) 3721-6131