Chamada de artigos para número temático da Revista Demetra
Chamada de artigos para número temático: ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE
A revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde (www.demetra.br) prepara um número que articula os temas alimentação, corpo, gênero e subjetividade. Esta iniciativa é fruto das reflexões gestadas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UERJ e em Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) por meio de intercâmbio de seus docentes e oferta de disciplinas comuns.
Existe um crescente interesse acadêmico pelos estudos tanto sobre alimentação quanto sobre corpo e gênero. Tais categorias têm sido abordadas isoladamente em campos distintos do saber do âmbito acadêmico, sobretudo no campo da Nutrição. Portanto, ainda permanece como um desafio para as pesquisas em alimentação e nutrição o acolhimento de diferentes perspectivas analíticas (históricas, sociológicas, antropológicas ou psicológicas) que favoreçam tais associações.
Este número temático focaliza as relações entre ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE como construções sociais, que perpassam, não só a experiência de vida cotidiana, mas também os modos de fazer ciência relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Este esforço se propõe reunir trabalhos de pesquisa acerca das possíveis interfaces, entre um ou mais destes termos interligados, tendo em vista a incidência dos nexos entre corpo, relações de gênero e subjetividade no cotidiano da alimentação e em práticas de saúde da sociedade contemporânea. Almejamos, com isto, destacar na conjugação destes termos, configurados historicamente como dispositivos de produção de verdades sobre si e os outros como já apontado pela literatura antropológica e sociológica, a existência de significativas diferenças relativas ao gênero nos mais variados processos de intervenção nos corpos.
Poderão integrar esta iniciativa pesquisas empíricas e/ou teóricas dedicadas ao tema, sobretudo as que destacam a problemática do corpo gendrificado como modeladores da subjetividade e de parte da produção do conhecimento científico.
São bem-vindas pesquisas que discutam o caráter social e cultural da alimentação em termos de normatizações, regulações e/ou naturalizações do corpo com implicações para a existência individual e coletiva, a saber: concepções e práticas que veiculam imagens produtoras de estigma e/ou preconceito com referência aos corpos; idealizações do corpo; práticas religiosas, relações familiares e/ou processos de trabalho ligados à comensalidade; análises de intervenções biomédica e/ou tecnológicas e medicalização do corpo em sua dimensão de gênero; legislações/normativas, políticas/institucionalizações e suas repercussões nas experiências subjetivas. Todos estes aspectos poderão ser contemplados em diferentes cenários de pesquisa incluindo a produção midiática, cinematográfica e as artes.
Os interessados devem encaminhar suas contribuições em inglês, português ou espanhol até 15 de março de 2016.
A submissão deverá ser efetuada na página da nossa revista através do link http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/about/submissions#onlineSubmissions.
É necessário informar seu direcionamento para a sessão ARTIGOS TEMÁTICOS.
Ademais, a comunicação aos Editores deverá mencionar a chamada temática sobre ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE.
Dúvidas podem ser sanadas pelos e-mails demetra.uerj@gmail.com ou demetra@uerj.br.









