Rede Asbran e Filiadas promove campanha para redução de açúcar e sal

02/07/2014 12:24

NutriçãoA Associação Brasileira de Nutrição lança nesta terça-feira, dia 1º de julho, uma campanha nacional que pretende alertar a população sobre o consumo excessivo de sal e açúcar na alimentação. Principais agentes causadores destes males, o sal e o açúcar têm ocupado a mídia e motivado campanhas por sua redução na alimentação, visando minimizar os danos ao bem-estar das pessoas.

Estudos apontam que o consumo de açúcar aumentou drasticamente nas últimas quatro décadas, devido ao seu uso generalizado em muitos alimentos e bebidas (frutas enlatadas, geleias, doces em pasta, bolos, pudins, tabletes, pó para bebidas, refrigerantes). Da mesma forma, os brasileiros têm exagerado no uso de sal na comida, mais que o dobro recomendado pela Organização Mundial da Saúde. E o consumo de alimentos industrializados colabora também para esse excesso. Muitos destes alimentos já entram nas residências com uma carga elevada de sal e geralmente esta carga é acrescida no preparo doméstico.

A campanha, que será realizada no meio eletrônico, em sites de parceiros e na rede social., pretende informar de maneira clara às pessoas e especialmente aos profissionais da área sobre a importância de se incentivar e praticar a redução do açúcar e sal na alimentação diária. Até dezembro serão publicadas artes diferenciadas e conteúdo informativo.

“Nosso objetivo é somar com outras boas iniciativas e provocar uma mudança real nas escolhas alimentares do brasileiro. Mas para isso é preciso gerar informação prática, que possa ajudar e não complicar o entendimento. Também queremos que o profissional e estudante de Nutrição se engajem neste movimento, praticando e incentivando mudanças”, afirma a presidente da Asbran, Marcia Fidelix. Ela acrescenta: “as pessoas não precisam ‘banir’ os alimentos com açúcar ou sal da sua vida, apenas evitar o consumo excessivo, dando preferência a alimentos com baixo teor de açúcar ou sal e observando as informações trazidas nos rótulos”.

Maiores informações: asbran.org.br