Transgênicos e saúde são tema de conferência

05/04/2016 18:45

O pesquisador francês Robin Mesnage, do Departamento de Genética Médica e Molecular da Kings College, de Londres, apresentará a conferênciaEfeitos potenciais na saúde humana de plantas transgênicas e de seus agrotóxicos associados, na quinta-feira, 7 de abril, às 9h no auditório da sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A conferência terá tradução simultânea e foram disponibilizadas 150 vagas, já esgotadas na quinta-feira, 31 de março. Robin Mesnage vem a Florianópolis a convite do professor da UFSC Rubens Onofre Nodari, do departamento de Fitotecnia e pesquisador da área de variabilidade genética.

Robin Mesnage estuda os efeitos causados pelos agrotóxicos e alimentos transgênicos na saúde humana. Um dos focos de sua pesquisa é o herbicida glifosato, número um em vendas e utilizado largamente na agricultura. O glifosato é comercializado como Roundup e usado para eliminar pragas das plantações de milho e soja, dentre outras culturas.

Em 2003, o Brasil liberou variedades de milho e soja transgênicos, devido à já existente produção ilegal de soja geneticamente modificada para resistir ao glifosato. Dessa forma, a palestra de Robin Mesnage proporcionará um debate nos âmbitos internacional e nacional sobre a transgenia na agricultura.

A conferência foi oganizada pelo Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FCCIAT) juntamente com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público de Santa Catarina.

Mais informações aqui.

Fonte: Notícias da UFSC