Comida no museu

19/12/2012 14:13

A forma como gerações se alimentam, a comida do campo à mesa, e tudo desse universo, é explorado por lentes artísticas que ganham exposições nos museus de grandes cidades no mundo. As dicas para os apreciadores dessa fusão artística que vão viajar nessas férias são da americana doutora em nutrição Marion Nestle autora do livro “Food Politics – How the Food industry influences nutrition and Health”.

Nos Estados Unidos são três mostras que reunem diferentes abordagens sobre a comida. Em Washington, o Museu Nacional da História Americana, traz ao público a transformação da mesa americana da década de 50 aos anos 2000. “Food: Transforming the american table 1950-2000” apresenta através da comida a história dos americanos, suas relações sociais familiares e o desenvolvimento industrial no setor. Entre as atrações o público poderá sentir-se na própria cozinha de Julia Child com utensílios e equipamentos da década de 40.

Em Nova Iorque,  “Our Global Kitchen: Food, Nature, Culture”está em cartaz no Museu Americano de História Natural. A mostra explora o complexo sistema alimentar “desde a terra ao garfo” e visitantes poderão examinar a interseção entre comida, natureza, cultura, saúde e história além de refletir sobre as questões desafiadoras de nosso tempo.  A cada duas semanas até fevereiro um ingrediente será celebrado no espaço “Working Kitchen”, cozinha com agricultores e chefs que irão demonstrar os procedimentos de cocção e oferecer degustação ao público. O objetivo é mostrar que além dos cinco sentidos que influenciam no sabor de cada alimento, outros tambem complementam como memória, cultura, anatomia, genética e publicidade.  Ainda na “Big Apple”, a hora do almoço é tema da exposição “Lunch Hour” promovida pela Biblioteca Pública. Essa não precisa ir lá , está disponível para os internautas on line.

Do outro lado do continente, em Genenbra na Suiça, o Museu da Alimentação Alimentarium   da Marion Nestle tem exibições permanentes que aborda o universo da alimentação seja a cozinha ou os diversos tipos de refeição.  Agora, é escolher o destino e seguir viagem.

 

Fonte: Redação Malagueta – por Mariana Moraes