Pesquisa mostra que 5% de alunos do ensino fundamental de Santa Catarina apresentam excesso de gordura abdominal

09/09/2013 14:17

Pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a dissertação de mestrado de Gabriella Betioll Feltrin, orientada pelo professor Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos, com alunos do ensino fundamental de oito municípios de Santa Catarina encontrou associação entre o sexo masculino e a obesidade central. Entende-se como obesidade central o acúmulo excessivo de gordura localizado na região abdominal, o qual está fortemente associado com o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares. O estudo verificou ainda, que as meninas que consumiam alimentos considerados de risco à saúde, três vezes ou mais por dia, tiveram maiores chances de apresentar obesidade central quando comparado às meninas que consumiam estes alimentos no máximo uma vez ao dia.

Continue a leitura