Exposição do Museu do Amanhã aborda desafios da alimentação – Casa e Jardim | Arte

15/04/2019 11:36

Junto da mostra temporária, o museu também irá inaugurar a Horta do Amanhã, com espécies diversas e oficinas abertas ao público

Museu do Amanhã (Foto: Wikimedia Commons)

“PRATODOMUNDO – Comida para 10 bilhões”, a nova exposição do Museu do Amanhã  estreia dia 12 de abril e aborda questões alimentares. Em conexão com a exposição, também será inaugurada a Horta do Amanhã, uma iniciativa sustentável que abrigará, além da plantação, cursos e oficinas.

Estima-se que a população mundial será de 10 bilhões de pessoas em 2050. O dado alerta para os desafios da diversidade na produção alimentar, respeito ao meio ambiente, qualidade nutricional, mudanças climáticas e a distribuição desigual dos alimentos. Os temas estão presente na exposição “PRATODOMUNDO – Comida para 10 bilhões” por meio de videomappings, telas de LED, backlight e cenografia. O conteúdo será acessível, com tradução em quatro línguas, tradução para Libras e piso tátil.

São ao todo 650 m² divididos em cinco grandes áreas: “A cultura do comer”, que vai mostrar a globalização dos hábitos alimentares; “Novas fronteiras agrícolas”, que destaca locais alternativos que que deverão intensificar a produção; “Tecnologias”, sobre técnicas para aprimorar a genética e os nutrientes dos alimentos e sua maior resiliência às mudanças climáticas; “Saúde e sociedade”, que aborda a qualidade das dietas globais e a importância de se aproveitar os alimentos integralmente e, por fim, “Comida para o amanhã”, onde o visitante se torna o protagonista para resolver alguns desafios na alimentação de um planeta superpopuloso.

A ideia de “PRATODOMUNDO” é incentivar o visitante a problematizar os hábitos alimentares e analisar as opções para uma produção e distribuição mais justa e sustentável. “O crescimento populacional preocupa e nos força a refletir sobre os desafios a serem enfrentados para sobrevivermos com qualidade nutricional, sustentabilidade e diversidade de produção no mundo do amanhã”, diz Leonardo Menezes, curador da exposição e gerente de Conteúdo do Museu do Amanhã.

Além disso, o museu vai também inaugurar a Horta do Amanhã, uma iniciativa que une sustentabilidade e convivência. A horta terá espécies diversas e vai abrigar oficinas mensais de abril de 2019 a fevereiro de 2020. A ideia é integrar a comunidade local e qualquer um que esteja interessado. Entre as oficinas propostas estão teoria e prática de preparo do solo, plantio e mapeamento de espécies, bem como colheita e usos medicinais e terapêuticos das plantas.

Link: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arte/noticia/2019/04/exposicao-do-museu-do-amanha-aborda-desafios-da-alimentacao.html