Seleção de corredores para pesquisa científica

08/12/2022 15:25

Você é do sexo masculino? Tem entre 18 e 45 anos? É corredor? Participe desta pesquisa!

O QUE O PARTICIPANTE GANHARÁ PARTICIPANDO DA PESQUISA:

Ao final da pesquisa os participantes receberão a avaliação da composição corporal (massa muscular, massa gorda e densidade mineral óssea) realizada pelo padrão ouro de análise: o exame de densitometria computadorizada por absorciometria radiológica de dupla energia (DXA) e o resultado do consumo máximo de oxigênio (VO2max).

O QUE O PARTICIPANTE PRECISARÁ FAZER:
– Ir até a Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, quatro vezes para a realização dos testes (os testes possuem duração de 1 hora a 2 horas e 30 minutos e são realizados sempre no período da manhã)
– Ingerir a bebida que será fornecida pelos pesquisadores durante seis dias

OS SEGUINTES TESTES SERÃO REALIZADOS:
Coleta de dados pessoais: questionário contendo perguntas relacionadas a idade em anos completos, cor da pele, escolaridade, tempo, frequência, volume de treinamento e exercícios complementares.
Avaliação do consumo alimentar: o participante deverá realizar um registro alimentar de tudo que consome durante três dias, apresentando as quantidades de cada alimento.
Avaliação da composição corporal: serão aferidos massa corporal, estatura e a massa
gorda, a massa magra e o percentual de gordura corporal (através de densitometria computadorizada por absorciometria radiológica de dupla energia (DXA)).
Coleta de sangue: serão coletados 8 mL de sangue 4x durante a pesquisa, os quais deverão ser feitos em jejum.
Avaliação esportiva: será realizado teste incremental (para determinação do VO2máx), teste de corrida de 5 km, teste de saltos e corrida em declive.

A pesquisa será realizada entre janeiro e agosto de 2023, portanto você pode ser contatado entre esse período! Para participar da seleção, preencha o formulário abaixo: