Seleção de corredores para pesquisa científica

08/12/2022 15:25

Você é do sexo masculino? Tem entre 18 e 45 anos? É corredor? Participe desta pesquisa!

Este formulário tem como objetivo selecionar corredores para participar da pesquisa científica intitulada “Efeito do consumo de suco de uva roxa (Vitis labrusca) sobre parâmetros relacionados ao desempenho e ao dano muscular induzido pelo exercício (DMIE) em corredores treinados”
 
O QUE O PARTICIPANTE GANHARÁ PARTICIPANDO DA PESQUISA:

Ao final da pesquisa os participantes receberão a avaliação da composição corporal (massa muscular, massa gorda e densidade mineral óssea) realizada pelo padrão ouro de análise: o exame de densitometria computadorizada por absorciometria radiológica de dupla energia (DXA) e o resultado do consumo máximo de oxigênio (VO2max).

 O QUE O PARTICIPANTE PRECISARÁ FAZER:
– Ir até a Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Florianópolis, quatro vezes para a realização dos testes (os testes possuem duração de 1 hora a 2 horas e 30 minutos e são realizados sempre no período da manhã)
– Ingerir a bebida que será fornecida pelos pesquisadores durante seis dias
 
OS SEGUINTES TESTES SERÃO REALIZADOS:
Coleta de dados pessoais: questionário contendo perguntas relacionadas a idade em anos completos, cor da pele, escolaridade, tempo, frequência, volume de treinamento e exercícios complementares.
Avaliação do consumo alimentar: o participante deverá realizar um registro alimentar de tudo que consome durante três dias, apresentando as quantidades de cada alimento.
Avaliação da composição corporal: serão aferidos massa corporal, estatura e a massa
gorda, a massa magra e o percentual de gordura corporal (através de densitometria computadorizada por absorciometria radiológica de dupla energia (DXA)).
Coleta de sangue: serão coletados 8 mL de sangue 4x durante a pesquisa, os quais deverão ser feitos em jejum.
Avaliação esportiva: será realizado teste incremental (para determinação do VO2máx), teste de corrida de 5 km, teste de saltos e corrida em declive.
 
A pesquisa será realizada entre janeiro e agosto de 2023, portanto você pode ser contatado entre esse período! Para participar da seleção, preencha o formulário abaixo: