Programa de Pós-Graduação em Nutrição
  • Exame de Qualificação de Mestrado PPGN

    Publicado em 24/07/2019 às 01:53 PM

  • Homologação Candidatos Professor Visitante Sênior PPGN/UFSC – Edital 022/2019/DDP

    Publicado em 04/06/2019 às 05:45 PM

    A Coordenação do PPGN homologa as inscrições realizadas no processo seletivo para Professor Visitante conforme portaria abaixo:

    Portaria 09 – Homologacao Professor Visitante


  • ETAPA ENTREVISTA – Edital de Seleção Bolsa Pós-Doutorado – PNPD/CAPES – 2019

    Publicado em 06/05/2019 às 11:07 AM

    Já está disponível na página do edital de Seleção de Bolsista Pós-doutorado – PNPD/CAPES 2019 o CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS para o dia 07 de maio de 2019.

    A Etapa de Entrevistas ocorrerá na sala de Web conferência (número A205), segundo andar do Bloco H do Centro de Ciências da Saúde, em frente ao elevador.

    O PPGN já disponibilizará equipamento para uso no dia. Aos candidatos que irão fazer a entrevista presencial, sugere-se que traga um pendrive com a apresentação que for fazer.

    Aos candidatos que farão a entrevista por web conferência, devem encaminhar e-mail/login de usuário da plataforma Skype para o e-mail do PPGN (ppgn@contato.ufsc.br) a fim cadastrar e entrar em contato no momento da entrevista.

    Qualquer dúvida entrar em contato pelo e-mail ppgn@contato.ufsc.br ou por telefone (48) 3721-6131.


  • Seleção Mestrado e Doutorado PPGN 2019 – Resultado Plano de trabalho+Memorial e Cronograma Arguição

    Publicado em 03/05/2019 às 04:03 PM

    Está disponível no link de Seleção do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado 2019 o resultado da avaliação do Plano de Trabalho e Memorial, referente ao item 4.2 do Edital do processo seletivo.

    Também foi publicado a ordem e cronograma de arguição do plano de trabalho.

    Para acessar basta clicar no link: Clique Aqui


  • (Português do Brasil) Seleção Mestrado e Doutorado PPGN 2019 – Prova de Conhecimentos

    Publicado em 15/04/2019 às 03:25 PM

    Está disponível no link de Seleção do Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado 2019 o resultado da Prova de Conhecimentos e a lista de aprovados nessa etapa do processo seletivo.

    Para acessar basta clicar no link: Clique Aqui


  • Processo Seletivo PPGN 2019 – Homologação Inscrições

    Publicado em 21/03/2019 às 03:54 PM

    Já está disponível na página do Processo Seletivo de Mestrado e Doutorado de 2019 a homologação das inscrições.

    Para acessar basta ir em: Menu > Processo de Seleção > Mestrado e Doutorado ou Clique Aqui

    [ATUALIZAÇÃO 22/03/2019] Foi verificada e corrigida a Homologação dos Inscritos da Seleção do Doutorado. A Errata está publicada na página do processo seletivo.

    [ATUALIZAÇÃO 26/03/2019] As respostas dos recursos está disponível na secretaria do PPGN. Informamos que não houve alteração na homologação após os pedidos de recurso impetrados.


  • Publicado em 14/12/2018 às 08:38 AM

    Representantes da sociedade civil de Conselhos Nacionais de Políticas Públicas encaminharam, no último dia 27, Carta à equipe responsável pelo processo de transição presidencial.

    Saiba mais em: https://bit.ly/2SHeX9Y

    #Consea #SegurançaAlimentareNutricional

    http://www4.planalto.gov.br/consea/comunicacao/noticias/2018/copy7_of_maio/CartaEquipeTransioSCConselhosNacionais_final_05dez18.pdf


  • Visita técnica junto à McMaster University

    Publicado em 13/11/2018 às 12:26 PM

                      

    A Professora Brunna Cristina Bremer Boaventura, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição PPGN/UFSC, realizou visita técnica junto à McMaster University, localizada em Hamilton/Canadá, com o Professor Stuart Phillips, durante o período de 22 de agosto de 2018 a 27 de setembro de 2018.

    As atividades realizadas foram:

    Familiarização com as instalações do Departamento de Cinesiologia da McMaster Univeristy, em especial com os laboratórios de pesquisa;

    Participação nas atividades de pesquisa que estavam sendo desenvolvidas no período da visita no grupo de pesquisa do Professor Stuart Phillips;

    Assistência e discussão de protocolos e métodos com o Professor Stuart Phillips e seus alunos de pós-graduação e pós-doutorandos;

    Interação com os alunos de pós-graduação e graduação em suas experiências em pesquisa;

    Participação das reuniões semanais do grupo de pesquisa do Professor Stuart Phillips;

    Aprendizado de algumas metodologias usadas nos estudos acompanhados;

    Discussão sobre oportunidades futuras e colaborações em projetos relacionados a proteínas vegetais.

    As atividades estão relacionadas com a temática de Nutrição e Exercício Físico, área que a professora Brunna pretende se aperfeiçoar e conduzir pesquisas no PPGN.


  • Experiência no Doutorado Sanduíche

    Publicado em 13/11/2018 às 12:09 PM

    A estudante Ana Claudia Mazzonetto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição PPGN/UFSC, orientanda da Professora Giovanna Medeiros Rataichesck Fiates, está realizando do sanduíche no Institute for Global Food Security na Queen’s University Belfast localizada em Belfast, Irlanda do Norte, Reino Unido com a professora Moira Dean durante o período de 01.08.2018 a 31.01.2018.

    Está sendo desenvolvido o projeto Significados e práticas relacionadas ao ato de cozinhar: estudo qualitativo intergeracional utilizando a perspectiva do curso de vida com bolsa da CAPES – Coordenação de Aperfeicoamento de Pessoal de Nível Superior.

    Discussão de resultados com o grupo de pesquisa – Ana Claudia Mazzonetto, Dr. Michelle Spence, Dr. Moira Dean, Dr. Fiona Lavelle no Institute for Global Food Security – Queen’s University Belfast

    Queen’s University Belfast – https://www.qub.ac.uk/News/Allnews/YoungpeoplesexperiencesofPSNIstopandsearchpowersdifferacrosssocialandreligiouslines.html 


  • (Português) Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira

    Publicado em 23/04/2018 às 08:32 AM

    USANDO A BIODIVERSIDADE
    A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza e fonte de imenso potencial de uso econômico. Representa a base das atividades agrícolas, pecuárias e pesqueiras, sendo também essencial para as indústrias de biotecnologia, insumos alimentícios e farmacêuticos. No entanto, a degradação dos recursos naturais, incluindo a perda da biodiversidade e a erosão da diversidade genética, é um dos maiores desafios à produção de alimentos na atualidade. Soma-se a isso a tendência global de simplificação da dieta, com impactos negativos na segurança alimentar e saúde humana. A diversificação da oferta de alimentos é crucial no fornecimento dos nutrientes necessários para o crescimento e vida saudáveis e podem proporcionar soluções locais para as condições de saúde relacionadas à dieta, a exemplo de deficiências nutricionais e obesidade.

    Apesar de o Brasil abrigar a maior biodiversidade do planeta, com 15 a 20% do total mundial, esta riqueza permanece subutilizada, pois grande parte de nossas atividades agrícolas está baseada em espécies exóticas. A ampliação do uso de plantas nativas, incluindo aquelas já conhecidas e comercializadas por populações locais e regionais, porém com pouca penetração no mercado nacional ou internacional, é uma grande oportunidade a ser promovida. Para que isso seja possível, é preciso conservar, conhecer, coletar, documentar e divulgar informações acerca da biodiversidade nativa.

    Com esse objetivo, foi criada a ferramenta Biodiversidade & Nutrição, que possui um banco de dados de composição nutricional e um banco de receitas com espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial, com ênfase para frutíferas e hortaliças priorizadas pela iniciativa “Plantas para o Futuro”, do Ministério do Meio Ambiente. A ferramenta é o resultado de um esforço conjunto do Projeto “Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade para Melhoria da Nutrição e do Bem-Estar Humano” (Biodiversidade para Alimentação e Nutrição – BFN, sigla em inglês), Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, universidades e institutos de pesquisa1 em todo o Brasil.

    Espera-se que essa ferramenta seja uma referência nacional para a composição de alimentos derivados de espécies nativas brasileiras, integrando a biodiversidade em projetos científicos, programas, políticas públicas e aconselhamento nutricional, tanto em iniciativas públicas quanto privadas. Deverá contribuir ainda para disseminar informações sobre o uso das espécies, por meio da divulgação de receitas culinárias desenvolvidas especialmente para ressaltar e demonstrar a versatilidade da biodiversidade brasileira. A ferramenta continuará a ser fomentada pelas instituições parceiras, com a inclusão de novas espécies e alimentos, de forma a tornar mais abrangente esta ferramenta essencial à promoção do uso sustentável da biodiversidade para a alimentação e nutrição.

    Fonte: SIBBr