Parceria com instituição da Angola vai selecionar estudantes de mestrado e doutorado para a UFSC

12/09/2022 16:31

Programas de Pós-Graduação da UFSC disponibilizam vagas de Mestrado e de Doutorado para a formação acadêmica de docentes do Instituto Superior Politécnico de Caála, na Angola, em uma parceria de internacionalização. No edital mais recente, está prevista a seleção de até 20 estudantes de Mestrado e 10 estudantes de Doutorado para realizarem a sua formação na UFSC. “O edital é fruto de um acordo de Cooperação Internacional firmado em 2018 entre a UFSC e o instituto, com o objetivo de incentivar o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pessoal administrativo, projetos de pesquisa e programas de ensino de graduação e pós-graduação das duas instituições”, contextualiza o professor Rui Daniel Prediger, superintendente de pós-Graduação.

O edital tem os objetivos de estimular as ações de internacionalização da UFSC, por meio da abertura de vagas de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado e de Doutorado para estudantes angolanos e contribuir com a formação de recursos humanos qualificados de docentes do instituto angolano. “Os próximos passos que já estão em planejamento envolvem a criação de Mestrados Internacionais em Áreas Estratégicas para Angola, na qual professores da UFSC viajarão até a Angola para ministrarem disciplinas de Pós-Graduação e orientarem estudantes angolanos”, comenta o professor.

De acordo com ele, a parceria contribui com a ciência de ambos países, fortalecendo a internacionalização dos Programas de Pós-Graduação da UFSC e formando recursos humanos altamente qualificados que, ao retornarem para Angola, causarão um grande impacto na Educação e Ciência daquele país. Informações adicionais estão disponíveis no site da Coordenadoria de Internacionalização da Pró-reitoria de Pós-graduação ou no e-mail: cin.propg@contato.ufsc.br.

Fonte: https://noticias.ufsc.br/2022/09/parceria-com-instituicao-da-angola-vai-selecionar-estudantes-de-mestrado-e-doutorado-para-a-ufsc